Une logistique verte pour votre entreprise
Soutien à l’exportation

Qu'est-ce que la logistique verte ?

De la gestion des stocks au dernier kilomètre, en passant par le stockage, le transport et la gestion des risques, la logistique verte ou durable analyse l’ensemble de la chaîne logistique et optimise les processus afin de réduire l’impact sur l’environnement sans compromettre l’efficacité.

L’amélioration de la réputation, la réduction des coûts et des émissions sont quelques-uns des avantages que l’adoption d’une logistique verte peut apporter à votre entreprise.

Aujourd’hui, la durabilité des organisations va bien au-delà de leur équilibre financier. Les préoccupations sociales, l’organisation et le leadership associé, ainsi que la responsabilité environnementale sont désormais les piliers d’une stratégie à long terme pour les organisations modernes.

Que pouvez-vous mettre en œuvre?

Peso, dimensões e embalagem – influência no preço

  • Optimisation des itinéraires: recherche d’un partenaire qui s’identifie à ce besoin. Planifier des itinéraires plus efficaces, réduire les émissions de CO2.
  • Emballage durable: utiliser des emballages certifiés fabriqués à partir de matériaux ayant un impact moindre sur l’environnement.
  • Comptabiliser votre empreinte environnementale: être capable d’identifier l’impact de vos choix logistiques.
  • Choisir les meilleures solutions de transport: des services qui garantissent des temps de transit adéquats, tout en réduisant les coûts et les incidences sur l’environnement.

Distância e destino

A definição de pricing não é clara nem objetiva, olhando apenas para o local de origem e entrega. Existem modelos de cálculo de preço que privilegiam a distância percorrida e outros, simplesmente o peso real aplicável.
 

É um serviço taxado por grandes áreas, zonas?

Mesmo assim, deve olhar com cuidado para a especificidade dos códigos postais. Existem operadores que consideram um país como um todo, sem diferenciação de uma entrega para qualquer parte do país. Mas em alguns casos, zonas com menos tráfego, apresentam preços mais altos.

E em outros casos, são aplicadas taxas específicas para ajustar o peço. As geralmente denominadas « zonas não metropolitanas ». 

Ou é um serviço em que a distância é o fator mais relevante? 
Geralmente ambos os fatores influenciam a definição do preço. Mas  em serviços como Carros Dedicados, por exemplo, é a distância que mais influencia. 
 
Nesse caso verifique se todos os operadores estão a ter como base de cálculo uma distância direta ou uma rota que inclua outras entregas. 

A verdadeira urgência do serviço

Serviços 100% dedicados, custam geralmente mais. Dificilmente um serviço verdadeiramente dedicado pode ter custos próximos a serviços efectuados em grupagem.
 

O orçamento apresentado é mesmo para uma recolha e entrega direta e em exclusivo?

Por vezes são apresentados valores muito abaixo dos preços de mercado, para entregas « diretas ». Confirme com o seu parceiro o modelo de transporte e entrega, garantindo a exclusividade e urgência que procura.

Geralmente a relação entre o tempo de transito e o custo, são claros e objetivamente opostos. Para um serviço urgente, com reduzido tempo de trânsito, é habitual ter valores mais elevados.

Taxas e suplementos aplicáveis

Nem todos os operadores apresentam as suas taxas de forma clara. A mais comuns é a Taxa de combustível, aplicada geralmente no final do orçamento. É uma taxa geralmente aplicada por todos os operadores, ainda que com variações de preço.
 
Mas existem muitas outras. Em alguns operadores, eles chegam a ter um peso praticamente igual ou até maior do que a tarifa inicial apresentada. Taxas de entregas em zonas não metropolitanas, taxas aplicadas a serviços com entrega em particulares, taxas para segundas entregas, taxas aplicadas a mercadorias embaladas com material que não o cartão, etc…
 
Em épocas de maior fluxo de mercadorias, como a época de Natal, as taxas de época alta (peak season) podem incluir suplementos por excesso de dimensão ou peso, muito elevados.
 
Na alfaloc, as taxas são apresentadas logo no início para evitar surpresas.

Principais alertas para poder comparar corretamente os diferentes orçamentos

  • Verifique se por de trás de um preço inicial baixo, não estão várias taxas aplicadas na fatura final
  • Prazos pouco claros. Com intervalos de tempo de trânsito, muito alargados.
  • Mensagens comerciais que omitem a taxa de combustível, umas das taxas mais relevante no preço final.
  • Serviços “expressos”, urgentes, que na verdade não são dedicados.

Pronto para saber quanto vai custar o teu envio?
Calcule aqui o seu primeiro preço

Para um preço ainda mais ajustado e adaptado às suas necessidades, fale com o seu Gestor de Cliente, ou ative aqui o nosso CHAT.

Campagne « Allons-nous prendre le pouvoir ? »

Oui, nous sommes faits de relations spéciales. Nous ne voulons pas d’une relation banale. Gagnez 150 €

Escolher Serviço

Soluções Empresariais

Apoio ao Cliente

Sobre Nós

Appelle-moi

Qui sommes-nous

Service à la clientèle

Solutions d’affaires

Choisissez le service

Vue d'ensemble de la protection de la vie privée
Logo Alfaloc

Ce site web utilise des cookies afin de vous offrir la meilleure expérience utilisateur possible. Les informations contenues dans les cookies sont stockées dans votre navigateur et remplissent des fonctions telles que vous reconnaître lorsque vous revenez sur notre site web et aider notre équipe à comprendre quelles sont les sections du site web que vous trouvez les plus intéressantes et les plus utiles.

Cookies Strictement Nécessaires

Strictement nécessaire Le cookie doit être activé à tout moment afin que nous puissions enregistrer vos préférences en matière de paramètres de cookies.