Envio de líquidos

Cuidados a ter no transporte de líquidos

O transporte de líquidos exige cuidados ainda mais especiais.

Há essencialmente 3 motivos para isso:

  • a instabilidade/falta de informação/perigosidade do líquido no interior;
  • a fragilidade do recipiente: frasco, garrafa, bisnaga ou outro;
  • a ausência de manuseamento adequado pela transportadora quando não é declarado que estão a ser transportados líquidos.

Há líquidos que não são perigosos no nosso dia-a-dia.

Mas para o transporte a regra é diferente. No transporte de mercadorias, basta ser um líquido para que seja considerado perigoso.

Não é por acaso que não nos deixam levar garrafas de água comuns quando viajamos de avião.

A Alfaloc está aqui para ajudar, e para fazer com que tudo seja mais fácil.
Vamos a isso?

Preparámos vários conteúdos para que possa ter mais informações antes de fazer o envio de líquidos.

1. Que líquidos são considerados perigosos?

Há líquidos que usamos comummente e que são considerados perigosos no âmbito dos transportes.

Estamos a falar de:

  • cola;
  • óleo;
  • tinta;
  • verniz;
  • perfume;
  • sprays em geral;

E de outros, como:

  • baterias de lítio (como a do computador);
  • aerossóis;
  • ou outros produtos similares, que sejam considerados inflamáveis.

2. São considerados perigosos a partir de que quantidade?

Mesmo em pequenas amostras, há líquidos que são considerados perigosos. Principalmente se não estiverem identificados. Mesmo que seja só uma bisnaga de cola.

3. E se eu quiser enviar vinho ou azeite ou outro produto do dia-a-dia? É perigoso?

Será considerado perigoso se não estiver identificado.

Pode enviar vinho, azeite, etc, desde que esses produtos estejam referidos na carta de porte. (E sempre com muito cuidado no embalamento!)

Atenção: em vários países (Angola e China, por exemplo), para que uma mercadoria como o vinho seja desalfandegada, o destinatário tem que apresentar a sua declaração de autorização para a importação desse tipo de carga.

4. O que acontece se eu não planear o envio de líquidos?

Quando mal planeado, o envio de algo tão simples como pequenas amostras de cola ou amostras de perfume pode transformar-se num processo muito complexo.

Depois de recolhidas, as caixas são sujeitas a Raio-X, pelo departamento de Segurança.

Qualquer líquido ou embalagem de líquido é detetada.

Depois de detetado, há várias hipóteses:

  1. Se não existe qualquer informação em como aqueles líquidos estão a ser transportados, a carga é imediatamente devolvida, e a sua empresa terá que pagar os custos da devolução.
  2. Se há informação em como estão a ser enviados líquidos, mas falta documentação adequada, o envio é parado, e fica a aguardar a documentação. Só depois disso a carga poderá ou não continuar o seu percurso. Mas haverá atrasos na entrega final, em relação ao que planeou.
  3. Se há informação em como estão a ser enviados líquidos e há documentação adequada, o departamento de Segurança analisa e decide se a mercadoria pode ou não continuar o seu trajeto

5. Como faço para enviar líquidos?

Primeiro que tudo: sempre que incluir algum tipo de líquido no seu envio, descreva-o na carta de porte.

Este é o primeiro passo para que tudo corra bem.

Não coloque apenas “samples”.

  • Mesmo que seja só um frasquinho de óleo para ajudar o seu cliente a colocar o molde a funcionar;
  • Mesmo que seja só um frasquinho de cola para ajudar o seu cliente a colar as peças de madeira;
  • Mesmo que seja apenas uma lata de tinta vazia que foi decorada por fora, como uma obra de arte.

Acompanhe a carta de porte com a Ficha de Segurança dos líquidos que está a enviar.

Desta forma, o departamento de Segurança irá analisar o raio-X à mercadoria juntamente com esta ficha, e decidir se o envio pode continuar para o destinatário.

É natural que lhe surjam dúvidas.

Lembre-se: sempre que precisar de ajuda, fale connosco aqui no chat ou no Whatsapp 917 777 100, nos dias úteis.
Também pode ligar-nos. Adoramos ouvir a sua voz.

6. Descarregar folheto informativo

O envio de líquidos é algo que terá de realizar sempre de uma forma informada e esclarecida.

Lembramos que estamos disponíveis 24horas por dia, pelo 917 777 100.
Também pode falar connosco aqui no chat ou no Whatsapp 917 777 100, nos dias úteis.

Escolher Serviço

Soluções Empresariais

Apoio ao Cliente

Sobre Nós

Liguem-me