Questões frequentes

Respostas rápidas a perguntas frequentes

Consoante o destino da mercadoria, a entrega pode ser feita ainda no próprio dia (serviço expresso, serviço à medida ou “especial”), no dia seguinte ou até 4 dias úteis depois.
Ao tempo que leva entre a recolha da mercadoria nas suas instalações e a entrega no local de destino chama-se tempo de trânsito.

Devido aos muitos anos de experiência que a alfaloc tem, os tempos de trânsito para cada destino são possíveis de prever. A esta previsão de tempo de trânsito chama-se tempo de trânsito estimado.

O tempo de trânsito estimado, por ser uma previsão, não representa uma garantia de entrega durante aquele tempo. Por vezes, ocorrem imprevistos que podem ou não afetar o tempo de trânsito.

Se já fez o seu envio, pode a qualquer momento saber o estado em Localizar Envio.

O agendamento do horário de entrega do envio é aplicado quando se trata de um envio personalizado, ou seja, um envio feito à medida, em regime de parcial ou total exclusividade.

Para envios considerados standard, a entrega é feita durante o dia útil, não sendo possível agendar uma hora para a entrega.

No entanto, no dia em que espera que a sua encomenda chegue, ligue para o Serviço de Apoio ao Cliente (917 777 100 ou aqui no chat) para pedir uma tentativa de previsão do momento da entrega. Ou seja, no próprio dia, por vezes, é possível saber se a entrega será feita de manhã, perto da hora de almoço ou à tarde. Se nos for possível ter esta informação, teremos todo o gosto em fazê-la chegar a si.

A retenção de uma mercadoria na alfândega consiste em a mercadoria ficar na alfândega até novas informações sobre o processo, deixando o normal prosseguimento do envio em suspenso.

A retenção na alfândega acontece quando a mercadoria foi selecionada para controlo, quando está em falta algum documento por parte do expedidor, quando o importador (destinatário) tem de provar que tem licença para adquirir a mercadoria importada, quando é necessário o pagamento de direitos aduaneiros, ou outras situações.


A alfândega é sempre uma entidade soberana, seja qual for o seu país. Isto significa que as transportadoras não podem ter qualquer poder de influência sobre as decisões ou ações das alfândegas.


Assim, a equipa alfaloc faz sempre o que está ao seu alcance, com uma postura de mediador através do pedido de documentos ou esclarecimento de informações junto do expedidor ou destinatário e estando em contacto com a alfândega, com vista a tornar o processo de desalfandegamento o mais célere possível.


A retenção na alfândega pode influenciar os tempos de trânsito do envio. A alfaloc não pode ser responsabilizada por atrasos na finalização dos envios devido a decisões da alfândega, uma vez que esta é soberana.

Não reutilize embalagens nos seus envios expresso.

E temos 2 boas razões para isto:

1.    Uma caixa que já foi usada perde 50 a 70% das suas características de resistência. Sabendo que no transporte expresso as suas embalagens passam por processos de distribuição automatizados, é importante que as caixas apresentem as melhores condições possíveis para proteger a sua carga.

2.    As caixas de cartão reutilizadas podem ter inscritas simbologias de materiais perigosos ou inflamáveis ou rótulos que não conferem com o conteúdo atual. Isto pode ser um problema para as leituras ou para as alfândegas que param imediatamente alguma embalagem que apresente qualquer não conformidade.

A alfaloc possui embalagens próprias, com mensagens especiais e positivas para o seu destinatário. As embalagens alfaloc são gratuitas para envios internacionais.
Saiba mais sobre o embalamento adequado da sua mercadoria em Como embalar.

É possível anular o seu envio até ao momento da recolha ou até ao momento da expedição. Quando a expedição inicia, depende dos serviços seleccionados. Em ambos os casos, poderão haver custos envolvidos
Se pediu o seu envio no myalfaloc, para anular o envio faça o seguinte:

1.    Aceda a Carta de Porte no menu do lado esquerdo. Vai aparecer-lhe uma lista das várias cartas de porte que já fez.

2.    Identifique a carta de porte que pretende anular e clique no botão “Anular”, que se encontra no final da linha.

Depois deste procedimento, a carta de porte encontra-se anulada e a recolha da carga não será feita.
Se faltar menos de 1 hora para a recolha que já estava agendada, agradecemos que ligue para o Serviço de Apoio ao Cliente (917 777 100 ou aqui no chat) para confirmar que a recolha foi anulada, evitando que o estafeta se desloque às suas instalações em vão. 

Na maioria dos serviços alfaloc, não. Se se trata de um envio de vários volumes que têm o mesmo local de recolha entre si e o mesmo local de entrega entre si, poderá usar apenas uma carta de porte para os vários volumes.

No preenchimento da carta de porte, no campo “Mercadoria”, são-lhe pedidos os seguintes dados: tipo de caixa, quantidade, peso, comprimento (cm), largura (cm), altura (cm) e descrição do conteúdo.

Se todos os seus volumes tiverem as mesmas características (tipo de caixa, peso, dimensões e conteúdo), então só precisará de preencher 1 linha da carta de porte, colocando em “quantidade” o número total de caixas.

Se tiver volumes diferentes entre si, terá que adicionar uma nova linha (no myalfaloc, carregue em “ + “) por cada volume (ou grupo de volumes) que tenham características diferentes.

A carta de porte tem de ter a informação o mais detalhada e correta possível.

Com exceção do serviço LowCost alfaloc Neste caso, um pacote equivale a uma carta de porte. 

Se o envio foi feito via myalfaloc, aceda ao myalfaloc com e-mail e palavra-passe, e escolha “Carta de Porte” no menu à esquerda.

Irá ver uma lista de cartas de porte com indicação de destinatário, serviço, data e estado de cada uma. Identifique a carta de porte que corresponde ao que procura. O número da carta de porte contem vários algarismos e 1 letra no meio, ou seja, tem a forma 0000W00000 ou 00000W00000.

Só precisa de copiar o número e colá-lo em “Insira o número do envio” na página Localizar Envio.

Se o envio foi feito com carta de porte manual (imagem abaixo), o número da carta de porte é constituído por 6 algarismos e encontra-se por baixo do código de barras.

Carta de Porte Alfaloc

Veja aqui um vídeo demonstrativo sobre como fazer uma carta de porte.

A Carta de Porte é o documento do envio, que fornece todos os detalhes do envio e materializa o contrato entre Cliente e transportador. Este documento é obrigatório para todos os envios.

A carta de porte contém informações sobre o expedidor (quem envia), o destinatário (quem recebe), a carga (descrição, medidas, quantidades) e mais algumas informações. O número da carta de porte é constituído por algarismos e/ou letras.
É muito importante que a informação seja cuidadosamente preenchida.

E há 2 campos que merecem alguma atenção extra:

  • Campo destinatário: sempre que possível, colocar o número de telefone do destinatário. Esta informação pode fazer toda a diferença, quando existe algum constrangimento na entrega.
  • Instruções Especiais (campo facultativo), onde deve colocar qualquer particularidade do envio, por exemplo: o tipo de material transportado ou restrições de horários do destinatário. Mesmo não sendo uma garantia, tudo faremos para que sejam tomadas em consideração. A informação inscrita nestes campos não é vinculativa, mas o seu adequado preenchimento pode fazer toda a diferença.

 

Uma carta de porte preenchida de acordo com estas recomendações ajudar-nos-á a transportar com maior celeridade e segurança.

Carga sobreponível – carga que tem uma estrutura de embalamento resistente e uma superfície plana, podendo ser sobreposta por outra carga. Uma mercadoria com uma caixa de cartão constitui regularmente uma carga sobreponível. Uma mercadoria muito sensível como um vidro com pouco embalamento ou uma grande área constitui uma carga não sobreponível.

COD (Cash-On-Delivery) – o equivalente ao envio à cobrança, ou seja, serviço em que, no ato da entrega, o destinatário/recetor da mercadoria tem que pagar um valor por esta mercadoria. Este valor não representa as despesas de envio e é devolvido ao expedidor dentro de alguns dias úteis. Comummente, o valor pedido na cobrança representa o valor da mercadoria. Saiba mais em Serviços Complementares.

Comprovativo de entrega – documento assinado pela pessoa que recebeu o envio no destino, provando que a mercadoria foi entregue. Este documento pode ser a guia de transporte. É o mesmo que Proof of Delivery (POD).

Comunicação à Autoridade Tributária – Saiba mais em Comunicação à AT – o que é, em que situações se aplica e como fazer?

Cotação – equivalente a orçamento, designa uma estimativa do custo do envio, possível de calcular com os dados facultados pelo cliente. 
O valor da cotação depende de elementos como peso e medidas da mercadoria, local/país de recolha, local/país de destino, serviços complementares pedidos e taxa de combustível.

O valor da cotação será o valor faturado ao Cliente se as características efetivas do envio e da mercadoria forem as mesmas que foram comunicadas aquando do pedido de cotação.

Despacho aduaneiro formal – Saiba mais em Documentos do Envio

Destinatário – pessoa ou entidade a quem a mercadoria enviada é entregue. As informações sobre o destinatário (nome, morada, contactos, etc.) são facultados pelo Cliente quando realiza a Carta de Porte.

Envio à cobrança – serviço em que, no ato da entrega, o destinatário/recetor da mercadoria tem que pagar um valor por esta mercadoria. Este valor não representa as despesas de envio e é devolvido ao expedidor dentro de alguns dias úteis. Comummente, o valor pedido na cobrança representa o valor da mercadoria. O envio à cobrança também tem o nome de Cash-On-Delivery.

Expedidor – pessoa que representa o local a partir de onde a mercadoria sai para o envio ser iniciado, ou seja, pessoa que representa o local de origem do envio.

Garantia de entrega – a garantia de entrega existe para os serviços à medida, em que todo o serviço é feito à medida do Cliente.

Guia de Transporte – documento que indica o que é a mercadoria, de onde vem e para onde vai. Este documento é emitido no programa de faturação da empresa expedidora. O referido tem de acompanhar a mercadoria: obrigatório por lei. Pode ser Guia de Remessa, Fatura, ou outro documento com o mesmo efeito [lista fechada]. Este documento não é a carta de porte. A carta de porte é um documento relativo ao transportador.

Fatura comercial – documento emitido pelo expedidor (cliente da alfaloc), que representa uma fatura para o destinatário. É obrigatório este documento acompanhar a mercadoria quando se trata de um envio com destino a um país extracomunitário e o valor da mercadoria é superior a 70€ ou $100. Caso se trate de um envio extracomunitário e o valor da mercadoria seja inferior a 70€ ou $100, aplica-se a fatura proforma.

Fatura proforma – documento obrigatório de acompanhamento da mercadoria quando se trata de um envio com destino a um país extracomunitário e o valor da mercadoria é inferior a 70€ ou $100. Caso se trate de um envio extracomunitário e o valor da mercadoria seja superior a 70€ ou $100, aplica-se a fatura comercial. Pode facilmente criar uma fatura proforma no myalfaloc, em “Nova Carta de Porte”.

Franquia – valor pago à alfândega para que a carga seja libertada, depois de verificada, e o envio possa ser concluído com a entrega no destinatário. Comummente, este valor é pago pela transportadora e depois é cobrado ao destinatário, desta forma o processo pode ser desbloqueado e o envio concluído. A franquia aplica-se a envios para países extracomunitários. Para um envio com destino na Suíça, por exemplo, este valor pode alcançar os 100€. Saiba mais em “Quando se aplica franquia?” em Documentos do Envio.

OFD – “Out For Delivery”, este é um dos possíveis estados do seu envio quando consulta o tracking. Significa que o envio da sua mercadoria já foi iniciado. Encontra-se em distribuição junto do destinatário.

Peso real – peso da mercadoria quando medido em balança comum.

Peso volumétrico – o peso volumétrico é o equivalente em quilogramas à volumetria da carga, ou seja, é o espaço que ocupa comparativamente ao que pesa. Este peso é calculado a partir das dimensões da mercadoria, para se saber o espaço que esta ocupa. Por vezes, a mercadoria é leve, mas ocupa um grande espaço nas viaturas.

Peso taxável – o peso maior de entre o peso real e o peso volumétrico. Este peso serve de base ao cálculo do valor a pagar pelo serviço, que, por sua vez, serve de base ao cálculo da taxa de combustível. O peso taxável, para efeitos de cálculo do preço do transporte, é o maior dos valores encontrados entre o peso volumétrico e o peso real de uma carga.

POD (Proof Of Delivery) – documento assinado pela pessoa que recebeu o envio no destino, provando que a mercadoria foi entregue. Este documento pode ser a guia de transporte. É o mesmo que comprovativo de entrega.

Portes pagos – custo do envio, cobrado antes de o envio ser realizado, ou seja, pronto pagamento no momento em que a mercadoria é entregue para ser expedida. Portes pagos aplica-se a particulares e/ou clientes sem crédito.

Portes a pagar no destino – custo do envio cobrado ao destinatário, ou seja, o expedidor do envio requisita que seja o destinatário a pagar o envio. O custo do envio é pago no ato da entrega da mercadoria ao destinatário. Portes a pagar no destino é considerado um serviço extra e tem o custo adicional. Se pretende requisitar este serviço, escolha “Portes a Pagar no destino” em “Serviços Opcionais” quando está a fazer a sua carta de porte no myalfaloc, em “Nova Carta de Porte”. Poderá ver outros serviços opcionais em Serviços Complementares, sendo alguns deles gratuitos.

Reembolso – quando o destinatário tem de pagar no ato da entrega o valor pedido pelo Expedidor (pessoa que envia). Este serviço é requisitado antes do início do envio e o Expedidor declara qual o valor que quer pedir. Este serviço está disponível para vários países. Também tem o nome de “Entrega contra-reembolso”, “Envio à Cobrança” e “Cash-On-Delivery”. Saiba mais em Serviços Complementares.

Valor declarado da mercadoria – valor da mercadoria declarado pelo expedidor na Guia de Transporte, Remessa, fatura comercial, fatura proforma ou outro documento que acompanha a mercadoria. Este valor é estabelecido por quem vende a mercadoria. Dependendo do valor declarado, podem haver diferenças nos procedimentos para realizar o envio. Exemplo: no caso de um envio extracomunitário, se a mercadoria tiver um valor inferior a 70€ ou $100 é necessária a criação de fatura proforma – que pode ser facilmente realizada no myalfaloc – mas, se a mercadoria tiver um valor superior a 70€ ou $100 é necessária fatura comercial, que terá de ser emitida pelo expedidor.

A alfaloc conta com uma equipa especializada na resolução de ocorrências, disponível para todos os clientes, independentemente do valor do envio.

Para entrar em contacto ligue 917 777 100 ou envie mail para reclamacoes@alfaloc.pt.

Pode consultar o estado da ocorrência/reclamação a qualquer momento no seu myalfaloc em Ocorrências.

Se preferir, pode tratar a reclamação de uma outra forma: o Livro de Reclamações oficial.

  • O Livro de Reclamações no formato físico está disponível em todas as delegações Alfaloc.
  • O Livro de Reclamações em formato online está disponível desde 01 de Julho de 2017 em Livro de Reclamações online.

Tem um problema no computador e não está a conseguir finalizar um pedido de envio ou imprimir uma carta de porte? Uma situação diferente, mas relacionada com a alfaloc?

Ligue para o Serviço de Apoio a Cliente (917 777 100) para que o(a) possam ajudar.

Caso não seja possível a equipa de Serviço de Apoio ao Cliente solucionar o problema, a chamada será reencaminhada para a equipa de Informática da alfaloc.

Esta equipa disponibiliza-lhe uma ferramenta de apoio remoto para facilitar a correção, ou esclarecimentos, de eventuais dúvidas relacionadas única e exclusivamente com as aplicações da responsabilidade da alfaloc.

O programa de apoio remoto utilizado é totalmente gratuito e fácil de instalar. Clique aqui para iniciar o download e escolha “Executar”.
Quaisquer problemas no seu computador que não estejam diretamente relacionados com as nossas aplicações não poderão ser corrigidos pela alfaloc.

Obteve uma mensagem de login inválido?
Este problema pode ocorrer por 2 situações:

a)    A sua conta ainda não foi ativada

  • Deve verificar a sua caixa de e-mail para ver se recebeu o mail de ativação, enviado por MYALFALOC <no-reply@alfaloc.pt>.
  • Abra o mail e clique no link presente no corpo da mensagem para proceder à definição da sua senha.
  • Uma vez definida a senha, a sua conta é ativada e acede imediatamente ao myalfaloc.
  • Se ainda não recebeu o mail de ativação, contacte o Serviço de Apoio ao Cliente (917 777 100 ou aqui no chat).

 

b)    A sua senha foi introduzida incorretamente

  • Tente introduzir de novo a senha, tendo em atenção se tem o botão Caps Lock ligado ou desligado.
  • Caso a sua senha tenha símbolos, garanta que prime a tecla shift quando clica no símbolo respetivo.
  • Caso não se lembre da senha, escolha recuperar senha.
 

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