Lusitanas conquistaram os primeiros pontos do Grupo 4, em Matosinhos, frente à Islândia, no segundo jogo da qualificação para o Campeonato da Europa de 2026.
A Seleção Nacional A Feminina entrou em campo, pela primeira vez com a Alfaloc no seu equipamento, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, para o segundo encontro do Women’s EHF Euro 2026 Qualifiers frente à Islândia com a missão de somar os primeiros pontos no Grupo 4 e concretizou. Após ter sofrido uma derrota na deslocação a Montenegro as portuguesas responderam da melhor forma com uma vitória caseira frente às nórdicas.
Portugal mantém assim o objetivo intacto de se qualificar para a próxima edição que terá, pela primeira vez, lugar em cinco países – Polónia, Roménica, Chéquia, Eslováquia e Turquia – ao somar os dois primeiros pontos desta fase, num grupo que é liderado pelo Montenegro.
O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos acolheu este encontro com a Islândia, num ambiente muito bom, com muitos adeptos da modalidade a apoiar e a vibrar com a nossa seleção.
Um jogo intenso e cheio de emoção, a fazer lembrar o stress habitual dos transportes urgentes e críticos dos nossos clientes. Portugal conseguiu manter durante quase todo o jogo, 1, 2 golos de diferença. No entanto, nos minutos finais o contributo do público foi muito importante, para garantir a primeira vitória por 26-25.
Joana Resende foi a MVP e Top Scorer, com Carmen Figueiredo. Ainda houve tempo para homenagear a bonita carreira de Bebiana Sabino, antiga Capitã da Seleção Nacional, que recentemente se despediu dos pavilhões com 150 internacionalizações.

Agora é aguardar pelo próximo jogo, apenas em 2016, contra as Ilhas Faroé, em Março.
Até lá, muitas destas atletas irão continuar a lutar pelo mais recente Galardão do Andebol Nacional, o Prémio de Melhor Marcador Alfaloc.