A história da Alfaloc está intrinsecamente ligada à relação de proximidade com a indústria metalomecânica, devido ao facto de a empresa ter tido origem e estar sedeada na Marinha Grande.
Fale connosco Fale connosco Fale connosco CHAT LIGUEM-ME online
< voltar

Entrevista: Objectivo é alargar operação internacional na Europa

11.06.2024


Categoria

Economia

Alfaloc: Objectivo é alargar operação internacional na Europa

As ameaças para o sector continuam a vir da desaceleração da economia e de quem pretende cercear a liberdade e o cenário de paz que há muito se vivia na Europa e noutras zonas do mundo

Bruno Lemos, responsável pelo departamento de marketing da Alfaloc
 
Jornalista: Jacinto Silva Duro
Fotografia: Ricardo Graça
 

A história da Alfaloc está intrinsecamente ligada à relação de proximidade com a indústria metalomecânica, devido ao facto de a empresa ter tido origem e estar sedeada na Marinha Grande.

O sector foi o grande motor da empresa nos primeiros anos, e ainda é o sector mais significativo, em especial a indústria dos moldes.

“O futuro é hoje. Está a acontecer. Basta olhar para os desafios da Inteligência Artificial”, afirma Bruno Lemos, responsável pelo departamento de marketing deste grupo de empresas do sector dos transportes e logística, destacando entre as iniciativas mais interessantes realizadas, recentemente, na empresa, o Let’s Find the Way.

“Um projecto que deu a oportunidade a quase duas dezenas de jovens de terem formação específica neste sector e que serviu de porta de entrada a oito novos estagiários numa parceria com o IEFP.” A experiência, garante, é para repetir.

“Estamos também muito empenhados na difícil missão, mas necessária, de digitalização dos nossos processos, com impacto significativo na forma como hoje fazemos o nosso negócio. Queremos dar autonomia aos nossos clientes.”

Do ponto de vista operacional, a aposta é no prolongamento do corredor logístico, em direcção ao centro da Europa.

“Queremos estar onde estão os clientes dos nossos clientes e facilitar as transações de mercadorias entre os diferentes parceiros.”

As ameaças para o sector continuam a vir da desaceleração da economia e de quem pretende cercear a liberdade e o cenário de paz que há muito se vivia na Europa e noutras zonas do mundo.

“Os diferentes conflitos armados e políticos trazem imprevisibilidade. São péssimos para um ambiente que possa potenciar o investimento e o consumo. A falta de confiança dos mercados é sentida em todos os sectores.”

As dinâmicas políticas, são também um factor relevante.

As eleições nos EUA, são encaradas com algum cuidado, perante a possibilidade de o seu resultado poder acarretar “previsíveis impactos muito significativos”.

A adopção das regras ESG (Ambiente, Social e Governança) representam uma oportunidade de melhorar procedimentos e desempenho.

“Tornámo-nos, recentemente, membros do BCSD, uma associação muito relevante neste contexto. Iniciámos há três anos um projecto de contabilização da pegada ambiental e distribuição de certificados aos nossos clientes, onde os informamos desses valores e de alternativas mais sustentáveis”, conta Bruno Lemos.

Também têm sido realizados “investimentos significativos” na eficiência energética e na renovação da frota de curto alcance.

“Do ponto de vista social, estamos a preparar uma adesão à norma 4590, que rege o sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional. Também temos introduzido benefícios que procuram valorizar as nossas pessoas, como a oferta do dia de aniversário, o kit mamã ou papá, prémios de antiguidade, entre outros.”

Do ponto de vista da governança, o destaque vai todo para a estrutura societária da Alfaloc, que se constituiu como grupo económico, com a distribuição de participações societárias pelos colaboradores, na holding Corália SGPS.

A Alfaloc é certificada pela norma ISO 9001, desde 2008.

A empresa emprega, actualmente, 106 pessoas, e opera em vários ramos, no calçado, no têxtil, na logística-farma ou saúde.

“Na realidade, estamos presentes nos sectores do comércio internacional onde é relevante a urgência, a criticidade da carga e onde os protagonistas do sector exige personalização de serviços”, explica Bruno Lemos.

O portefólio de serviços é diversificado, criado a partir da necessidade de “construir soluções de transporte que ajudem verdadeiramente os clientes”.

“Transportamos para todo o mundo. Operamos em mais de 127 países, com pequenas encomendas, amostras, documentos, mas também cargas maiores, paletes até 1.200 quilos ou mesmo máquinas com 20 toneladas. Temos construído soluções de marca própria, inovadoras no mercado dos transportes, agrupando meios, optimizando rotas, valorizando valores de sustentabilidade e de partilha de recursos. Temos serviços como o Foguete, a Partilha, o Sonyc ou o Race”, adianta.

A empresa da Marinha Grande trabalha anualmente com cerca de um milhar de parceiros.

“A Alfaloc há muito que estruturou o seu modelo de negócio com base em partilha de recursos. Actuamos num sector onde a optimização de custos, a valorização de sinergias e a construção de partilhas são essenciais.”

A empresa recebe e expede a mercadoria para o cliente final, através das parcerias com várias empresas de transportes, com a particularidade de os serviços continuarem a ser da própria empresa da Marinha Grande, com características próprias.

Criada há 29 anos por João Pascoal, que teve uma ideia de negócio para colmatar uma lacuna do mercado, a empresa promove, desde então o apoio às empresas exportadoras portuguesas.

“Entre os nossos marcos históricos, até porque é a essência do nosso negócio, destaco a abertura de cada uma das nossas outras cinco unidades de negócio: Alfalisbon, em 2006, Alfario, em 2010, Alfaprata, em 2014, AlfaEuskadi, em 2017 e Alfagold, em 2021.”

“A Alfa Euskadi começou por uma questão operacional. Portugal é um país periférico e nós trabalhamos muito com operadores e carros dos países do Leste, que trazem mercadoria para cá, pois, somos, essencialmente, um país importador, mas depois não conseguem ter encomendas daqui suficientes para regressar. Isto faz com que não queira cá vir. Vão até França e Espanha e, depois, regressam.”

Isto representava, para a Alfaloc, um bloqueio ao crescimento.

“Além disso reparámos que mais de 80% dos nossos serviços passavam todos por Irún, pelo norte de Espanha. Bastaria ir um carro até lá e depois fazer o transbordo da mercadoria. Divide-se e baixa-se o preço de custo. Construímos aquilo a que chamamos um corredor, o FIDA. Sempre que é possível e não prejudica o tempo de trânsito, conseguimos juntar carga e levá-la até à fronteira de França e daí expedi-la”, explica o responsável pelo marketing.

Contamos já com mais de 3.500 clientes activos anualmente, a maioria são empresas portuguesas com forte apetência internacional, nas áreas da exportação e ou importação.”

“Em 2023, apresentámos um volume de negócio consolidado de 13 milhões de euros. Apesar de um primeiro trimestre em linha com o crescimento do ano anterior, no segundo trimestre deu-se uma travagem significativa na procura dos serviços internacionais de transporte expresso, resultando numa contracção de 2,8% no final do ano.”

A lacuna no mercado que resultou numa ideia de negócio

Há quase 30 anos, o fundador, João Pascoal, trabalhava na área da comunicação, tendo passado por vários órgãos de comunicação social.

Até que teve uma ideia de negócio que lhe pareceu que iria preencher um vazio onde ninguém estava a operar e que passava por esta constatação: as empresas da Marinha Grande necessitavam de um serviço de courrier simples.

“Algumas empresas de moldes tinham pessoas que não estavam a tempo inteiro e faziam recados. O João Pascoal contactou essas empresas e propôs passar a ser ele o ‘moço dos recados’”, conta Bruno Lemos.

As oportunidades sucederam-se e alguns desafios obrigaram a repensar o modelo, mas a estrutura cresceu, tornou-se independente e, rapidamente, foi necessário alargar o âmbito da actuação além-fronteiras.

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/alfaloc-objectivo-e-alargar-operacao-internacional-na-europa

 

Partilhar          

Notícias relacionadas

Alfaloc aquire Estatuto INOVADORA COTEC 2024

O INOVADORA COTEC reconhece empresas, como a ALFALOC, que demonstram ser possível aliar a adequada solidez financeira, investimento em capital de inovação e a qualidade e cultural de gestão....

Saber mais

Let's Find the Way: Trainee Programme 2023/24

Let's Find the Way: Trainee Programme 2023/24...

Saber mais

Partilhas Alfaloc, a Norte de Portugal

Partilhas Alfaloc, a Norte de Portugal...

Saber mais

O Natal é onde precisamos estar.

Numa casa de família, com os amigos, por entre montanhas à lareira ... o que verdadeiramente importa, são as conexões...

Saber mais

Entrevista: Um Ano de Alfaloc a Norte de Portugal

Na comemoração do primeiro ano a Norte de Portugal, fomos falar com Fábio dos Santos, Diretor da unidade de negócio Alfaloc a atuar em Famalicão, Guimarães, Trofa, Santo Tirso, Braga e Barcelos....

Saber mais

Até sempre Manel...

Uma vida contém muitas vidas, muitas histórias e um legado familiar que hoje sente o peito apertado. O Manel abraçou a Alfaloc, entre Portugal e Espanha....

Saber mais

Novo ano, nova sede Alfaloc. Mudar para evoluir

A delegação Alfaloc Centro Litoral mudou. Um edifício muito maior, mais equipas e maior capacidade para dar o melhor aos clientes Alfaloc....

Saber mais

Mantemos o compromisso consigo

Chegou um novo ano. E sem o desejarmos, deparamo-nos com uma nova vaga....

Saber mais

O Natal dos Super Heróis

Neste Natal tudo é diferente, mas muito... pode ser Super....

Saber mais

Época Crítica - Evite mais surpresas menos boas este ano

Época Crítica designa o pico de movimento nos transportes expresso....

Saber mais

Alfaloc recebe Certificado de Excelência

O certificado de Excelência é uma iniciativa anual da APAT - Associação dos Transitários de Portugal...

Saber mais

Já lhe dissemos isto hoje?

Falamos tantas vezes durante o ano... mas poucas vezes paramos para refletir sobre o que realmente sentimos. Vamos fazer esse exercício agora - pode ser? ...

Saber mais

RACE: o melhor dos 2 mundos - lançamento do vídeo

Trazemos-lhe algo completamente novo, sem comparação... criado pela Alfaloc, a pensar em si e na realidade da sua empresa. RACE - não é para todos, é para quem precisa....

Saber mais

Selo de Excelência merecido uma vez mais

Selo de Excelência 2018 - a Associação dos Transitários de Portugal voltou a certificar a Qualidade dos serviços Alfaloc...

Saber mais

PME Excelência 2017 – Parabéns a todos!

Os nossos parabéns a todas as empresas que alcançaram esta distinção! A Alfaloc também conquistou o estatuto de PME Excelência 2017, e, por isso, conhecemos bem o esforço necessário....

Saber mais

Troféus Call Center 2017: Apoio ao Cliente Alfaloc estreou-se em grande!

Não vamos esconder: somos orgulhosos da simpatia e profissionalismo do Serviço de Apoio ao Cliente Alfaloc. E, desta vez, resolvemos saber em que «nível» estamos no mercado. O resultado foi excelente!...

Saber mais

Alfaloc recebe Selo Excelência de novo

Foi com enorme prazer que a ALFALOC voltou a receber o selo de EXCELÊNCIA, atribuído pela APAT – Associação dos Transitários de Portugal....

Saber mais

Celebrámos 20 anos!

Setembro de 2015 marca a celebração dos 20 anos da alfaloc. ...

Saber mais

Dia da Mulher: mulheres especiais merecem ainda mais

O baton vermelho, símbolo do poder da mulher, foi o nosso presente para todas as colaboradoras Alfaloc, mulheres maravilhosas que merecem ver reconhecido o seu mérito....

Saber mais

Novo serviço: notificações GRATUITAS por SMS ou e-mail

Agora já pode optar por receber, gratuitamente um SMS e/ou um e-mail, quando a entrega do seu envio estiver concluída....

Saber mais