Todas as mercadorias transportadas precisam de um embalamento apropriado, em caixas fechadas e com o devido acondicionamento.
Mas há mercadorias que pela sua fragilidade, perigosidade ou outra característica precisam de um embalamento mais cuidado.
A alfaloc serve clientes de diversos setores de atividade como: Indústria de Moldes e Plásticos, Indústria Automóvel em geral, Informática, Calçado, Têxteis, Laboratórios, Farmacêuticas, Pedras Ornamentais, entre outros. Por isso, na alfaloc pode encontrar o conhecimento de embalamento de cargas dos diversos setores.
Conteúdos:
1. Conselhos sobre o embalamento de cargas que merecem atenção especial
Consideram-se como mercadorias que merecem atenção especial, pelo menos, as designadas abaixo.
As indicações abaixo são meramente indicativas, podendo o embalamento sugerido não ser por si só suficiente ao tipo de mercadoria que se pretende transportar.
Uma vez que se trata de cargas com atenção especial, fale sempre com o seu Gestor de Cliente ou com o Serviço de Apoio ao Cliente via 917 777 100 para assegurar que o embalamento está a ser realizado da forma mais correta, e que o serviço que escolheu é indicado.
Pela experiência, informamos que na maioria das mercadorias deste tipo o transporte mais adequado (ou o único possível) é o serviço personalizado, ou seja, Foguete ou Partilha.
*Informações apenas indicativas. Fale com o seu Gestor de Cliente ou com o Serviço de Apoio ao Cliente (917 777 100) para que o(a) possamos ajudar.
Notas importantes:
2. Conselhos sobre o embalamento para a generalidade das cargas
Regras de ouro no embalamento
De acordo com as determinações internacionais da ISTA, a alfaloc recomenda:
Caixa preferencialmente nova, de cartão canelado duplo, com uma resistência adequada ao peso a transportar;
Caixa com tamanho muito próximo ao da sua mercadoria: escolha uma caixa adequada para que a mercadoria não balance dentro da caixa ou, pelo contrário, a caixa não rebente;
Acondicionamento interno (mínimo de 5 cm) para todas as faces da embalagem, incluindo o fundo e o topo da embalagem, e com um reforço nos cantos;
Acondicionamento entre cada elemento, com um material adequado à densidade dos materiais transportados, e por forma a não existir qualquer espaço vazio dentro da caixa;
Imobilização e fixação absoluta da mercadoria dentro da caixa, por forma a não haver movimentação no seu interior;
Isolamento de todas as possíveis aberturas da caixa através de fita adesiva. Pelo menos, 2 camadas.
“Este lado para cima”: se fizer sentido para a sua mercadoria, cole na caixa uma etiqueta que indique qual o lado que deve ficar virado para cima.
“Frágil”: em serviço standard esta etiqueta é uma mera indicação que não garante que a sua mercadoria seja tratada com especial cuidado uma vez que se trata de um serviço standard. Nos casos em que a sua mercadoria é frágil fale com o Serviço de Apoio ao Cliente via 917 777 100 ou aqui no chat ou fale com o seu Gestor de Cliente para lhe ser aconselhado um serviço apropriado à sua mercadoria.
Consulte também o Guia Prático do Embalamento. Pode descarregar e guardar no seu computador.
3. Reutilizar caixas – é possível?
Não reutilize caixas
Uma caixa usada perde 50 a 70% das suas características de resistência.
A alfândega pára imediatamente o envio em caso de não conformidade.
4. Embalagens alfaloc
A alfaloc possui embalagens próprias, com mensagens especiais para o seu destinatário.
As embalagens alfaloc são gratuitas para envios internacionais.
Pode encomendar embalagens para a sua empresa em Pedido de Material (veja aqui como) no seu myalfaloc.
Nota importante: o dever do correto acondicionamento da mercadoria é da responsabilidade do expedidor. A mercadoria deve estar corretamente embalada desde o momento da recolha.
Para mais informações acerca das condições do serviço, aceda a Condições Gerais de Prestação de Serviços da Alfaloc.
5. Envio com Seguro
Envio com Seguro, valor da mercadoria salvaguardado
Situações de extravio ou danificação da mercadoria são desagradáveis e, apesar de raras, acontecem (nos casos de envios standard, ou seja, quando o cliente não escolhe um serviço personalizado).
Por lei, em caso de extravio ou danificação da mercadoria, a responsabilidade do transportador é limitada a um valor monetário por cada kg de mercadoria transportada, independentemente do valor real da mercadoria.
Por isso, a alfaloc recomenda aos seus Clientes a realização de um seguro, sempre que o valor da mercadoria seja significativo. O valor deste serviço tem um mínimo de 9,85€. Assim, por pouco, protege muito!
Saiba mais em Serviços complementares ou ligue 917 777 100.
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