Sabe quanto pode poupar na emissão de gases poluentes para a atmosfera através de um envio mais amigo do ambiente (ecofriendly)? Conheça alguns dos nossos desafios rumo à sustentabilidade ambiental.
A Alfaloc, enquanto marca e empresa sensível ao tema da sustentabilidade ambiental, tem vindo a desenvolver várias iniciativas relacionadas com o respeito pelo ambiente.
Há vários anos que temos em conta o ambiente quando escolhemos material reciclado para a criação de caixas Alfaloc e quando escolhemos material biodegradável – a fécula de batata – para a composição dos nossos cartões de visita, entre outras iniciativas.
Mas os desafios são cada vez maiores. Em 2021 demos um novo passo no sentido desta estratégia ecológica: a contabilização das toneladas de CO2 emitidas em cada envio.
Para isso recorremos a ajuda especializada através da integração de uma equipa com conhecimento técnico.
A alfaloc privilegia muito as parcerias.
Grande parte das emissões de CO2 da alfaloc e dos seus serviços são emitidos por “outros”. São emissões indiretas pelas quais também nos sentimos responsáveis.
Muitas ações do nosso dia-a-dia implicam emissão de CO2. Mesmo muitas. Até a simples ação de tirar uma fotografia com o telemóvel emite CO2. Como? Apesar da fotografia ser digital, o armazenamento digital dessa fotografia – que representa muitos dados – ocupa espaço num servidor, e para esse servidor funcionar nas devidas condições consome recursos, como eletricidade para estar ligado e eletricidade para o sistema de refrigeração do local onde esse e outros servidores estão guardados.
Os envios também implicam emissões de CO2. Todos os envios. Mas alguns tipos de envios implicam mais emissões do que outros. Por exemplo, sabemos que o avião é um meio de transporte que representa uma enorme emissão de CO2. Principalmente em distâncias pequenas.
Mas um avião consegue transportar muita carga. Várias “carrinhas” de carga lá dentro. Então, o que será mais poluente: um avião de carga ou várias carrinhas?
Foi isso que tentámos descobrir. E conseguimos!
O termo ecofriendly relaciona-se com serviços de menor impacto ambiental, serviços mais amigos do ambiente, dos ecossistemas.
Recorrendo a conhecimento especializado, estudámos – e continuamos a estudar – a pegada carbónica de cada tipo de envio alfaloc.
Significa “quantos kg de CO2 são emitidos se eu fizer um envio por avião? E por camião?”.
Com este conhecimento, os clientes alfaloc poderão fazer escolhas mais conscientes: “Qual é o nível de poluição se eu fizer um envio com entrega para hoje? E se for para amanhã?”. Uma decisão com impacto direto na sustentabilidade ambiental.
Assim, além de considerar fatores como o preço e a rapidez, também poderá considerar qual o serviço mais ecofriendly. Estará desta forma a contribuir para um ambiente mais saudável, através da consciência nas suas escolhas.
Falar em serviços de transporte de longas distâncias, amigos do ambiente é um risco. O impacto do transporte de mercadorias é reconhecidamente muito relevante no impacto ambiental.
A economia globalizou-se, ultrapassou fronteiras. Hoje o comércio entre Portugal e China, EUA ou Europa de Leste, é uma realidade diária.
Mas sim, há serviços bem mais amigos que outros. Com menor impacto por km ou por kg transportado.
Quando falamos em transporte dentro da Europa, o nosso serviço Partilha é muito interessante. Porque consegue tempos de trânsito incríveis, mas com a partilha de custos e de impacto ambiental por várias cargas. Elimina vazios, com uma optimização de espaços e rotas muito eficaz.
As emissões foram calculadas com base em toneladas de Co2 emitidas por cada tonelada transportada por km percorrido.
Algumas das conclusões são as seguintes:
Este é um projeto muito importante, que começa a dar os primeiros passos rumo à sustentabilidade ambiental.
O Relatório Preliminar está disponível abaixo.
Neste relatório encontrará o método científico e modelo de cálculo, várias das considerações e decisões que foi necessário tomar – por exemplo, neste 1º estudo, não foi possível contabilizar os envios realizados a nível nacional -, conclusões e referências bibliográficas.
Política de Privacidade e Termos de Uso | Resolução de disputas | Cookies
Desenvolvido por Brand by Difference